Em 2013, o Seminário Diplomático teve por tema “Projetar Portugal”, e realizou-se nos dias 3 e 4 de Janeiro, em Lisboa, na Fundação Champalimaud.
Membros do Governo, quadros da Administração Pública, das empresas, das universidades e demais sectores estratégicos, e os Chefes de Missão, debateram temas de interesse central para a política externa portuguesa.
A nível da acção externa de Portugal, a diplomacia económica prossegue objectivos essenciais, quer no que respeita à atracção de investimento estrangeiro, quer à promoção das exportações nacionais.
Ciente ainda que o actual esforço nacional implica uma boa coordenação com o sector privado e o mais eficaz aproveitamento da presença portuguesa no mundo, o Seminário Diplomático de 2013 trouxe ao programa três grandes painéis temáticos, envolvendo Polos de Competitividade Sectoriais e o tecido económico nacional, nomeadamente nas áreas da saúde, das tecnologias de informação e educação e do agro-alimentar.
Tiveram também relevo as políticas consular, da língua portuguesa e da cooperação. Deste foco sobre as condições para a internacionalização e crescimento da economia nacional e outras dinâmicas da diplomacia económica, se dá, nestas páginas, testemunho.
 
Manuela Franco

 


5 Ediçao Digital
Download