Vista Panorâmica de Macau. Oferta do arquivo histórico de Macau, por ocasião da visita da Diretora Lau Fong ao arquivo histórico diplomático, em 2015.

 

Macau

Um país / dois sistemas

Foi há 20 anos que numa emotiva cerimónia Portugal viu a sua bandeira e demais símbolos nacionais serem substituídos pelos da RAEM – Região Administrativa Especial de Macau.

Vinte anos depois Macau , um pequeno território, que vai conquistando terreno ao Rio das Pérolas continua  ter uma importante ligação a Portugal, não só por força dos acordos então assinados, mas também porque a língua portuguesa continua a ser língua oficial. E porque os portugueses continuam a sonhar com o Oriente mítico onde desembarcaram no sec. XVI.

 

 Telegrama recebido da Embaixada de Portugal em Londres relativo à notícia transmitida pelos jornais soviéticos sobre o mapa respeitante às linhas de demarcação soviética na zona de ocupação da Alemanha.

 Foto de álbum fotográfico da visita do Vice-Chanceler Alemão a Portugal, maio de 1961

 Carta de nomeação de Pedro Gomes para o cargo de Vice-Cônsul, no Consulado Geral de Portugal na ilha de Cuba, 31 de janeiro de 1838

 arta do Presidente da República de Cuba para o Rei D. Carlos de Portugal a comunicar o fim da ocupação pelos Estados Unidos e a Constituição da República de Cuba, de 26 de maio de 1902

Protocolo preliminar para regular as relações de amizade entre a China e Portugal, neste ato a China reconheceu a soberania de Portugal sobre Macau. assinado em Lisboa, 26 de março de 1887.
 AHD, MNE, Coleção de Acordos.

Carta enviada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Sr. Tang Jiaxuan para o Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa Jaime Gama, Pequim, sobre o trabalho do grupo de ligação conjunto Sino-Português relativo ao período de transição, 23 de janeiro de 1999.
AHD, MNE, Coleção de Telegramas, Aerograma recebido da Embaixada de Portugal em Pequim,  1999

Declaração do Governo da República Popular da China relativa à transição de soberania sobre o território de Macau.
AHD,MNE, Coleção de telegramas, Aerograma recebido da Embaixada de Portugal em Pequim,  18 de dezembro de 1999

Discurso do Presidente da República Popular da China na cerimónia oficial de transferência de soberania de Macau para a China, 20 de dezembro de 1999.
AHD,MNE, Coleção de telegramas, Aerograma recebido da Embaixada de Portugal em Pequim,  21 de dezembro de 1999

  • Partilhe