MEMÓRIA DO MUNDO

Logotipo Memoria do mundo

O Programa Memória do Mundo foi criado pela UNESCO em 1992 com o objetivo de proteger e promover o património documental mundial através da conservação e do acesso de documentos. A Memória do Mundo é a memória coletiva e documentada dos povos do mundo, representando grande parte do património cultural mundial.

Este Programa assenta no princípio de que certos documentos, coleções ou fundos do património documental pertencem ao Património comum da Humanidade do mesmo modo que os sítios que se revestem de um interesse universal excecional são inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO. Estes documentos, coleções ou fundos, são considerados como detentores de um valor que transcende as fronteiras, as épocas e as culturas, devendo assim ser conservados para benefício das gerações presentes e futuras.

O património documental constitui uma parte significativa da memória da Humanidade e reflete a diversidade de povos, línguas e culturas. É o legado do passado para a comunidade mundial presente e do futuro.

Objetivos principais do Programa:

  • Facilitar a conservação da documentação através das técnicas mais apropriadas
  • Promover um acesso universal á documentação
  • Contribuir para uma tomada de consciência geral da existência e do interesse do património documental.