No dia 8 de fevereiro, a Fundação Oriente, em colaboração com o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, organiza uma Conferência sobre os Quarenta anos de relações diplomáticas entre Portugal e a R.P. da China, que tem lugar no Museu do Oriente, no próximo.

De facto, há quarenta anos, no dia 8 de Fevereiro de 1979, Portugal e a República Popular da China estabeleceram relações diplomáticas oficiais. O reconhecimento recíproco dos dois Estados, que coincidiu com o início das reformas e da abertura da China de Deng Xiaoping, abriu um novo ciclo das relações bilaterais, que foi dominado pelas negociações sobre Macau até à transferência de soberania em 1999. Nos últimos vinte anos seguintes, a Parceria Estratégica entre os dois Estados e os investimentos chineses consolidaram as relações entre Portugal e a China, que têm uma importância crescente num contexto de mudança internacional.

Nessa Conferência, um conjunto de eminentes personalidades portuguesas vai avaliar a evolução das relações políticas, diplomáticas e económicas entre Portugal e a China, em dois painéis sucessivos. O primeiro painel, moderado por Cândida Pinto, conta com António Ramalho Eanes, Jaime Gama e Luís Amado, o segundo painel, moderado por António Caeiro, com Jorge Sampaio e João Costa Pinto. O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, abre a Conferência.

 

A Conferência é aberta ao público, e de entrada livre.

PROGRAMA

9.00 - 9.15 | Abertura
Carlos Monjardino, Presidente da Fundação Oriente
José Freitas Ferraz, Presidente do Instituto Diplomático

9.15 - 10.00 | Key-note
Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros

10.00 - 11.15
O CONTEXTO DIPLOMÁTICO DA NORMALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES BILATERAIS
Moderador: Cândida Pinto (RTP)
António Ramalho Eanes, antigo Presidente da República (tbc)
Jaime Gama, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros
Luís Amado, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros

11.15 - 11.30 | Coffee break

11:30 - 12:45
A CONSOLIDAÇÃO DAS RELAÇÕES LUSO-CHINESAS
Moderador: António Caeiro
Jorge Sampaio, antigo Presidente da República
João Costa Pinto, Fundação Oriente

12.45 - 13.00  | Encerramento
Carlos Monjardino, Presidente da Fundação Oriente
José Freitas Ferraz, Presidente do Instituto Diplomático

  • Partilhe