O Comité Consultivo Internacional do Programa Memória do Mundo, na sua reunião realizada em Paris, na sede da UNESCO, entre 24 e 27 de outubro de 2017, recomendou a inscrição de 78 novos bens no Registo da Memória do Mundo, entre os quais o Livro de Registo de Vistos concedidos por Aristides de Sousa Mendes.

Livro de Vistos - InteriorEste livro constitui um testemunho único da II Grande Guerra e do drama vivido por milhares de refugiados. Revela-nos também alguém que, embora conhecendo as consequências desastrosas que iria sofrer, manifestou um respeito incondicional pelos Direitos Humanos. Cada nome que figura nesta lista lembra-nos uma vida que foi salva ou, em muitos casos, uma família inteira. No contexto da guerra, quando a Europa enfrentava um tremendo desastre, o avanço da ocupação alemã impeliu dezenas de milhar de refugiados a fugir, na esperança de conseguir sair de França, pela fronteira sul, para Espanha e Portugal. 

 No Livro de Registo constam os vistos concedidos por Sousa Mendes entre os dias 14 e 21 de junho de 1940, mas, de acordo com vários testemunhos, sabemos que muitos mais foram sendo dados, inclusivamente na própria fronteira, não havendo tempo para se proceder ao seu registo dadas as condições de guerra que se viviam.

Este livro foi digitalizado e está acessível online.

Para mais informações aceda ao site Vidas Poupadas.

  • Partilhe