acessocult

O Prémio Acesso Cultura - Linguagem Simples 2018 foi atribuído, no passado dia 13 de Março, ao Museu da Presidência da República, pelo texto introdutório da exposição “Boa Viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra. 100 anos da primeira visita de Estado”, pela Associação Acesso Cultura.O Prémio Acesso Cultura - Linguagem Simples 2018 foi atribuído, no passado dia 13 de Março, ao Museu da Presidência da República, pelo texto introdutório da exposição “Boa Viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra. 100 anos da primeira visita de Estado”, pela Associação Acesso Cultura.

Nas palavras do júri: "De entre os vários textos que podemos encontrar numa exposição, é ao texto do painel de introdução que cabe, em primeira mão, a responsabilidade de influenciar a experiência da visita. É ao depararem-se com este texto que os visitantes se interrogam: “O que vou ver? Porque é que me querem mostrá-lo? O texto vencedor do Prémio Acesso Cultura - Linguagem Simples 2018 não deixa margem para dúvidas quanto ao que vai ser visto e ao porquê do tema escolhido."
O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa à Formas Efémeras, Unipessoal Lda., pelo texto da exposição Casa do Bombo de Lavacolhos, reconhecendo "uma tentativa importante e de salutar de combinar um design expositivo claro com uma linguagem simples e acessível, pontuada por elementos complementares, capaz de fazer chegar a informação a públicos com diversos interesses e entendimentos." Este Prémio pretende distinguir os conteúdos (textos) que revelam boas práticas na comunicação escrita, pelo uso de linguagem simples, acessível, mas rigorosa e relevante.


Mais pormenores sobre este prémio: https://acessoculturapt.files.wordpress.com/2018/03/site_premio_texto_imagem.pdf