Nos dias 3 e 4 de janeiro, os diplomatas portugueses que exercem funções no estrangeiro reuniram-se na Fundação Oriente para debater as prioridades e as atividades de promoção dos interesses de Portugal.

 

Seminário Diplomático.jpg

O Instituto Diplomático, em parceria com a Agência para o Comércio Externo de Portugal (AICEP), organizou mais uma edição do Seminário Diplomático. Este evento reúne anualmente os diplomatas colocados no estrangeiro, e conta com a participação de membros de todos os departamentos do Ministério dos Negócios Estraneiros.

As sessões temáticas abordaram assuntos relacionados com a política externa, a economia, as comunidades portuguesas, as migrações, a União Europeia, os desafios da transformação digtal, e tiveram como oradores o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações, António Vitorino, o Ministro das Finanças, Mário Centeno, entre outros. As Intervenções de Augusto Santos Silva e de António Vitorino podem ser ouvidas aqui e aqui.

A edição de 2019 serviu ainda para atribuir o galardão de diplomata do ano a Domingos Fezas Vital, pelo apoio às exportações portuguesas e preservação das relações económicas entre Portugal e os Estados Unidos.