Nações Unidas e Organizações Internacionais

– Genebra

 

Países

Titular do posto: 

 


Portugal e a NUOI:

Sedeada em Nova Iorque, a Organização das Nações Unidas possui no entanto um Departamento Europeu em Genebra, onde funcionam adicionalmente diversas organizações internacionais de grande relevo. Nessa medida, Portugal possui uma missão diplomática cuja designação completa é Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais em Genebra e do Departamento Europeu das Nações Unidas.

Entre muitos outros organismos, estão sedeados em Genebra a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização Internacional das Migrações (OIM), o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), a Organização Europeia para a pesquisa nuclear (CERN), a União Internacional das Telecomunicações, a União Postal Universal, a União Inter-Parlamentar e o Comité Internacional da Cruz Vermelha. Funcionam igualmente em Genebra os Escritórios do Altos Comissários para os Refugiados e para os Direitos Humanos, bem como o Conselho dos Direitos Humanos.

A Missão de Portugal assegura a representação portuguesa nas diversas organizações e nos órgãos das Nações Unidas com sede em Genebra, participando ativamente nas reuniões e no trabalho desenvolvido no respetivo seio, nomeadamente na elaboração de políticas e na negociação de instrumentos de direito internacional.

Uma das áreas mais ativas no sistema das Nações Unidas em Genebra são os Direitos Humanos, destacando-se a realização anual do Conselho dos Direitos Humanos, sucessor da Comissão dos Direitos Humanos, extinta em 2005. Portugal foi membro da Comissão nos mandatos 1979-1981, 1988-1993 (dois mandatos) e 2000-2002 e é atualmente membro do Conselho, por um mandato que expirará em dezembro de 2017.


Primeira enviatura:


Titulares dos Cargos: