Seminário Diplomático 2016, 5 e 6 de janeiro de 2016

“O seminário diplomático, uma iniciativa anual do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), decorreu no Museu do Oriente nos dias 5 e 6 de janeiro, e teve como orador convidado, na sessão de abertura, António Guterres, que termina no final deste ano o mandato à frente do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

O seminário deste ano permitiu o primeiro encontro dos embaixadores de Portugal com os membros do Governo, com especial relevo para o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e representantes de diversos setores.

 

 

Na sessão de abertura e para além de António Guterres intervieram o ministro Augusto Santos Silva e o presidente da Fundação Oriente, Carlos Monjardino.

Os trabalhos prosseguiram com uma sessão dedicada ao tema “Portugal e a Europa num mundo em mudança”, com a participação do ministro dos Negócios Estrangeiros e todos os secretários de Estado deste ministério: dos Assuntos Europeus, Margarida Marques; dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro; das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro e da Internacionalização, Jorge Oliveira.

A sessão de encerramento contou com intervenções da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, do presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, e da secretária-geral do MNE, Ana Martinho. O seminário terminou com uma audiência do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, aos chefes de missão.”

Esta edição do Seminário Diplomático incluiu, como habitualmente, a audiência do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva aos chefes de missão. Pela primeira vez este ano, a terminar o Seminário, houve ainda lugar a uma audiência do Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, aos chefes de missão.

Intervenções

 Fotos